Não podemos falar de hambúrguer se não falarmos da origem da carne moída. Entre os séculos XII e XIII, o exército mongol preparava carne moída pela facilidade de se alimentarem enquanto cavalgavam por horas e até mesmos dias.
Com a invasão de Moscou pelo neto de Genghis Khan, Khubilai Khan, por volta de 1238, levaram consigo a carne moída à Rússia que adotaram-na em sua própria culinária como bife tártaro.
No início do século XVII, com a ligação do porto alemão de Hamburgo com o porto russo, o bife tártaro chega à Alemanha.
Com o povo, a cultura e a culinária alemã vai à América.
Os marinheiros que visitaram os portos de Hamburgo, Alemanha e Nova York, EUA levaram ao novo mundo a carne alemã e o termo "Hamburg Steak". Em meados do século XIX e início do século XX com a entrada de imigrantes alemães na América, rapidamente o bife de hamburgo caiu no gosto popular.
Em 1885, Charlie Nagreen de Seymour, um jovem empreendedor de 15 anos vendia almôndegas na Feira do Condado de Outagami. Com os negócios não indo muito bem, passou a notar que a forma em que preparava a carne a tornava difícil de mastigar e comer. Com isso, teve a ideia de achatar as almôndegas e colocar entre pães, passando a chamar sua receita apenas de Hambúrguer.
Hoje o hambúrguer como conhecemos é popular no mundo todo. O mercado mundial de fast food atingiu 862 bilhões de dólares em 2020 de acordo co o Fortune Busines Insights e o Brasil é o quarto país que mais gasta com fast food no mundo.
Aos amantes de Ciência e História
Encontrou algum erro na história ou tem informações a acrescentar?
Deixe seu comentário.
Nosso compromisso é ensinar e entreter da melhor forma. Obrigado!!
Referêncais:
https://www.history.com/news/hamburger-helpers-the-history-of-americas-favorite-sandwich#:~:text=The%20groundwork%20for%20the%20ground,where%20beef%20delicacies%20were%20popular.
https://whatscookingamerica.net/history/hamburgerhistory.htm
https://pratodoamanha.com.br/hamburguer-responde-por-36-do-consumo-de-comida-rapida-no-mundo/
https://www.fortunebusinessinsights.com/fast-food-market-106482
Comentários
Postar um comentário